Uma passagem do livro de Reis, da Bíblia, menciona que o Rei Salomão construiu um “milo” – ou vala – como parte das fortificações para proteger a cidade de Davi. Por 150 anos, arqueólogos buscam evidências dessa construção e, agora, a descoberta de um fosso monumental em Israel comprova sua existência.
Com idade aproximada de 3 500 anos, o fosso, descrito em um artigo científico publicado no Jornal do Instituto de Arqueologia Da Universidade de Tel Aviv, se localiza onde ficava a fronteira norte de Jerusalém. Ela teria sido construída por meio de uma extração massiva de rochas que separaria a Cidade de Davi da região onde fica Ofél e o Monte do Templo.
De acordo com os pesquisadores, a construção é compatível com as feitas durante a idade do Ferro, quando os livros da Bíblia foram escritos. “Não se sabe quando o fosso foi escavado pela primeira vez, mas está claro que foi usado durante os séculos em que Jerusalém era a capital do Reino de Judá – quase 3 000 anos atrás”, diz Yuval Gadot, diretor das escavações realizadas pela Universidade de Tel Aviv, em comunicado.
Comentários